sábado, 22 de maio de 2010

UMA SEMANA DE BONDADE





Por: Ana Carolina Tai Lopes

Exposição: Uma semana de bondade (Collages Originais) - Max Ernst

Max Ernst recorreu a ilustrações de folhetins do século XIX, e com minuciosa técnica, usando por tema a violência e paixões amorosas, ganham tom de crítica nas collages. As figuras surreais são distribuídas pelos 7 dias da semana, cada dia representando "os sete elementos capitais" (barro, água, fogo, sangue, parte escura, vista e desconhecido).

Quando: 22 de maio de 2010, às 14 hrs.
Onde: MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) - Av. Paulista 1578, primeiro andar (Galeria Horácio Lafer).
Até quando: 23 de abril a 18 de julho de 2010.
Links relacionados: http://www.masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=66&periodo_menu=

O MASP não pertimite tirar fotos ou filmar as suas obras.

Opinião: A exposição é bem interessante pois consegue-se perceber claramente o "surgimento" do Surrealismo, a influência cada vez mais forte deste pensamento/movimento nas obras do artista no decorrer da observação das collages. É fascinante a dominação da técnica que o artista apresenta em todos os detalhes das obras. Também conseguimos perceber o forte tom de crítica social contida nas imagens, ao mesmo tempo que o artista está sempre elevando a mulher e, na maioria das vezes, concentrando o poder nas mãos femininas. Para mim, a melhor parte da exposição é a "Sexta-feira, a vista", nas collages em que Max Ernst evoca o universo do artista em forma de ovo, pois apesar de se mostrarem obras completamente surrealistas, é clara a metáfora que o artista sugere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário