sábado, 15 de maio de 2010

Portinari na coleção Castro Maya



Rafael Rovai Sanazar .


Portinari na coleção Castro Maya,
Obras de Cândido Portinari.


A exposição Portinari na Coleção Castro Maya apresenta cerca de 60 obras, e mostra a evidente relação de amizade entre o pintor Candido Portinari um dos maiores nomes da arte brasileira no século 20. Com curadoria de Anna Paola Baptista, curadora dos Museus Castro Maya, Ibram / Minc, no Rio de Janeiro.

Serviços :

quando : 14/05/2010 às 16:00 .
onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo
duração da esposição: de 10 de abril a 6 de junho 2010

links:
http://www.cidadedesaopaulo.com
http://www.substantivoplural.com.br


Opinião:

Ao entrar na exposição fui proibido de tirar fotos , nessa ocasião tentarei explicar escrevendo da melhor maneira possível o que presenciei na exposição.
Dividida em três partes, a mostra tem início no núcleo Colecionador, que traz as obras de Portinari adquiridas por Castro Maya em leilões, galerias de arte e no próprio ateliê do artista. Entre elas, Lavadeiras (1943) e Menino com Pião (1947). Batizado de Mecenas, o segundo núcleo da mostra reúne trabalhos e projetos especiais encomendados por Castro Maya a Portinari, como as gravuras Menino a chupar cana, Trabalhadores do engenho, Retrato de Menino, Velha Totonha e Homem a cavalo, todos realizados entre 1958-59. Por fim, a sequência Amigo tem por registros, fotos, documentos e obras que testemunham o afeto e as afinidades que uniram Portinari e Castro Maya.
A exposição evidencia claramente a amizade de Cândido Portinari e Castro Maya. E uma obra que realmente me chamou atenção, foi a Menino com Pião de 1947 ( óleo sobre tela ) , que tem como recorrente iconografia infantil.Provavelmente o primeiro trabalho de Portinari cobiçado por Castro Maya foi um retrato do filho pequeno do pintor.

Vale a pena visitar essa exposição , e além disso a Pinacoteca conta com outras exposições muito interessantes.


Rafael Rovai Sanazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário