domingo, 21 de março de 2010

Belezas do Uruguai, Museu Ralli(Acervo) e Exposição Magritte.

Belezas do Uruguai

O Uruguai tem uma bagagem cultural intensa. Caminhar nas ruas de Montevidéu pode ser considerado uma aula de história sobre seu passado e origem. É evidente a presença artística Muralista em todo o Uruguai; praças, fontes e outras composições são de uma beleza impressionante, junto à magnitude de palácios governamentais e com o advento de contextos históricos envolventes.

A Carroça - Montevideu
Casa do Poder Legislativo - Montevideu


Uma singularidade que se ressalta no Uruguai - além da arquitetura respeitada no mundo a fora - são suas esculturas especialmente Surrealistas, vistas principalmente nas ruas, praças e parques espalhados na capital Montevidéu. Como exemplo, no centro da Praça da Marinha se encontra uma escultura de moldes Surrealistas cuja finalidade é lembrar uma batalha ocorrida entre dois navios na Segunda-Guerra; também há uma maçã gigante no meio do Jardim florestal , entre tantas outras curiosidades dos artistas uruguaios. Principalmente em Punta del Leste, a contemplação à arte surrealista é exacerbada, em sentido positivo claro, como a escultura La Mano situada em uma de suas praias. Essa escultura foi criada para participar de um concurso; apesar de não ser a vencedora virou uma atração turística muito interessante.

Praça da Marinha - Montevideo

La Mano - Punta del Leste

Museu Ralli e seu Acervo:

Punta é a cidade sede do primeiro Museu Ralli, criado em 1988. Além deste há mais três museus, cada um em uma cidade diferente: Santiago, no Chile; Caesarea, em Israel e outro em Marbela na Espanha. Os museus não têm fins lucrativos, e são considerados como uma ação governamental de cada país para um incentivo cultural. A arquitetura do Museu Ralli de Punta apresenta uma notória característica singular e tem como maior presença artística em seu acervo, obras de vanguarda Surrealista; há também, uma mistura de algumas obras renascentistas dos séculos XVII e XVIII que estão contidas em uma de suas salas. A maioria dos artistas no acervo são latino-americanos, porém, esculturas do artista espanhol, ícone do Surrealismo, Salvador Dali são o grande diferencial do acervo do Museu. Algumas delas são: Venus a La Tete de roses, Hommanage a Newton, Venus Sapatiale. O Museu Ralli fica localizado no requintado bairro de Beverly Hills em Punta del Leste. Este bairro leva esse nome, pela equivalência de valores com o original situado na Califórnia, Estados Unidos. Como em Hollywood, Punta reserva esta área privilegiada, para pessoas afortunadas e com a vontade de adquirir imensas mansões com variedade intensa na arquitetura, e também terrenos livres para imaginação arquitenica futura, obviamente.

Dia: 25/02/2010 - Museu Ralli - Punta del Leste

Autor: OROZO RIVERA, MARIO Título: Vivos de Muerte no natural. País: México Téc: Acrilico s/tela s/madera

Autor: CARIC, WALTER País: Argentina Título: Primeira hora de la mañana Téc: Óleo s/tela

Detalhe.

Assinatura de Dali no Bronze

Autor: DALI, SALVADOR País: Espanha Título: Hommage a Newton Téc: Bronze 271/350

Autor: DALI, SALVADOR País: Espanha Título: Venus a la tete de roses Téc: Bronze 56/99

Autor: DALI, SALVADOR País: Espanha Título: Venus Sapatiale Téc: Escultura Bron 73/350-1

Exposição Magritte:

Atualmente, no Museu Ralli está ocorrendo uma exposição de um dos artistas mais impressionantes da arte de vanguarda Surrealista, René Magritte. Nascido na Bélgica e com uma infância dura perante a morte de sua mãe, Magritte trabalhou em fábricas de papel e também como designer de cartazes e anúncios. Logo após esses trabalhos, mergulhou de fundo na pintura logo que teve contato com a Galerie la Centaure, na capital belga. Ele praticava o que se chamava de “Surrealismo Mágico”, que consiste em imitar o real “exato”; todavia, ele cria um paradoxo com o real, justamente pela composição de figuras estranhas ao saber humano e complexidade em compreendê-las, como por exemplo: homens com chapéu-coco caindo do céu, um homem com uma maçã verde sobrepondo o rosto, quartos com pentes gigantes em cima da cama e até mulheres totalmente estranhas ao senso comum. Essas obras estão sendo expostas de terça-feira a domingo, a partir das 9h até 16h, com entrada franca, obviamente. A exposição está acontecendo desde novembro de 2009 e as pessoas iriam conferi-la até março de 2010.

Bandeira da exposição

Autor: RENÉ, MAGRITTE País: Bélgica Título: A raça Branca Téc: Litografia HC 27/45

Autor: RENÉ, MAGRITTE País: Bélgica Título: Quarto Téc: Litografia HC 27/45

Autor: RENÉ, MAGRITTE País: Bélgica Título: Golconfa Téc: Litografia HC

Autor: RENÉ, MAGRITTE País: Bélgica Título: As Maçãs VerdesTéc: Litografia HC

Comentário:

Creio que, ao entender o Surrealismo como sendo uma tentativa de subversão ao desencantamento da arte, por conta, principalmente, de uma “reificação” do sujeito e a reprodutibilidade técnica avançada, tendo em vista, causadas pelo avanço do Capitalismo e seus princípios ideológicos, devemos compreender que o papel da arte Surrealista, em princípio, se esvaziou de sentido totalmente. Esta subversão passou a ser um fascínio técnico; afirmo isto, por que, ao estar diante de várias obras Surrealistas, via várias pessoas que a elas prestigiavam com uma compreensão batida, não entendiam, não sabiam e nem queriam saber o sentido inicial do Surrealismo, só “alegravam-se” em ver quadros estranhos e taxando os artistas surrealistas como loucos ou como usuários de drogas ilícitas para fazer arte. Outro indício da banalização da vanguarda Surrealista é um museu especializado em Surrealismo, estar em um bairro chamado Berverly Hills, sendo isso um exemplo de alto grau de afirmação capitalista. A crítica passa a ser vizinha do criticado, o Capitalismo tem esse poder de “englobar” suas críticas, ou seja, o Surrealismo de subversão e crítica passa a ser uma contemplação a um grau de técnica avançada e de entendimento superficial.

Mas não deixe de conferir, se tiver a oportunidade de ir a Punta, além de jogar no Conrrad vá conferir obras maravilhosas e famosas no Museu Ralli. E é de GRAÇA!

Wilson Dias - diawilson@gmail.com

Link principal do Museu: http://www.rallimuseums.org/

3 comentários:

  1. Ceci n'est pas une congratulation!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...parabens!! Mando muito, escreveu muito bem irmão!!! : )

    ResponderExcluir
  3. muito bom,
    otimas dicas!!!!

    ResponderExcluir