domingo, 4 de abril de 2010
Ossário
O grafite de Alexandre Orion estampado no túnel Max Feffer, sob a Avenida Faria Lima, mostra as verdadeiras catacumbas em que vivemos em forma de fotos, textos e vídeos. Usando, apenas, um pano úmido e a camada de poluição que se formou nas paredes do túnel, Alexandre desenhou as caveiras, com a intenção de chamar a atenção de todos para o ar nojento que respiramos na cidade.
A intervenção durou várias noites, e todas as noites policia tentou impedir Alexandre, mas ele afirmava que só estava limpando, então não havia nada que a policia pudesse fazer. Houve uma tentativa de fazer-lo para, quando a prefeitura mandou limpar os painéis laterais do túnel onde havia o grafite. Na noite seguinte, Alexandre voltou ao subsolo da cidade e continuou limpando o túnel com caveiras. Havia uma preocupação em esconder o grafite, mas não de limpar a cidade.
Depois de muita repercussão, o túnel foi finalmente limpo, mas a poluição, no entanto, continua pela cidade e, para alertar a população, Alexandre Orion reproduziu os grafites do túnel no subsolo do Centro Cultural Banco do Brasil em uma exposição chamada Ossário.
Além das fotos e vídeos da intervenção, ainda foi criado um túnel com os grafites iguais aos que foram feitos no túnel da Faria Lima(http://www.youtube.com/watch?v=mNTcYAMFgG0). É impressionante andar pelo túnel, pode-se ouvir o barulho dos carros passando, e a sensação que dá, é que realmente ninguém presta atenção no caos e na poluição ai dentro.
Data: de 21 de março a 9 de maio
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, nº 112, Centro - São Paulo/SP
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Mais informações pelo telefone (11) 3113-3651
Vale muito à pena ir conferir, e a exposição é gratuita. Mas se você não puder ir lá, no site do artista é possível assistir o vídeo da intervenção. http://www.alexandreorion.com/ossario/
O trabalho de conscientização feita pelo Alexandre é muito importante para que as pessoas possam ver no que estamos transformando a nossa cidade. Seria muito legal, se houvessem mais pessoas como Alexandre, preocupadas com a poluição, meio ambiente e a nossa saúde.
Fernanda Lino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário