quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

a Obra e o Destino



Maria Fernanda Lamêgo Cardoso

a Obra e o Destino - Odilla Mestriner

A exposição traz a obra de Odilla Mestriner (1928-2009), que foi desenhista, gravadora e pintora, nascida em Ribeirão Preto. Uma oportunidade de ver a obra de uma artísta que participou de importantes exposições coleticas, mostras antológicas e de sete edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Quando: 24/02/2010 - 17 hrs.

Onde: Espaço Cultura Citi (Av. Paulista, 1.111, São Paulo - SP).

Até quando: De 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2010.

Links relacionados: www.odillamestriner.com.br













A obra de Odilla Mestriner traz um desenho preciso e o uso de composições geométricas. Em suas telas é possível notar referências objetivas a casas, pássaros, andantes, signos zodiacais, espantalhos, rostos, paisagens, barcos, etc. As cores utilizadas são vribrantes, o que faz com que rapidamente nos chame a atenção, combinando estre si de uma forma muito harmônica. Sua obra leva a reflexão, a tentar entender as mensagens que estão alí expressas de uma forma lírica.

Hopes and dreams


Marian Ricci




Hopes and Dreams – Marcio Simnch

A exposição “Hopes and dreams” de Marcio Simnch é formada por 33 fotos de paisagens e retratos, nas quais são compostas de maneira espontânea e inusitada pelo fato do artista utilizar diferentes suportes de impressão como papel-algodão e páginas de revista e livros.


Quando: de quarta a sábado das 16h às 20h

Onde: Galeria Emma Thomas - Rua Augusta, 2052 – Jardim Paulista

Até quando: de 22 de janeiro a 13 de março

Links relacionados : http://marciosimnch.com







O mais interessante da exposição é o fato dela ser extremamente espontânea e atemporal. As fotos que mais chamam atenção, são as impressas em pagina de livro e revista, pois as frases se interligam perfeitamente com as imagens.

Também nota-se que a composição da maioria das fotos, principalmente os retratos, é parecida com editoriais de moda e campanhas publicitárias, mostrando a colaboração do artista com esses segmentos também.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sophie Calle - Cuide de você


Marília Neri Nobre



Sophie Calle - Cuide de você


Sophie Calle recebeu um email de rompimento de sua relação amorosa. A partir deste, a artista convidou 107 mulheres de diversas capacidades e funções para analisar, comentar ou responder à carta. Os resultados (cartas, fotografias, curtas, videoartes, registros de performances,danças, ensaios, discursos, dissertações, músicas etc) juntos formam a exposição nomeada com a última parte do email: "Cuide de você".
Não era permitido fotografar.

Quando: 11 de dezembro a 21 de fevereiro.
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro



É uma exposição muito interessante, que mostra o ponto de vista de muitas mulheres e a diversidade entre elas. Só pra constar, o meio de expressão da publicitária foi uma imagem de um bolo de casamento cortado ao meio e escrito "Divorce", com os característicos bonequinhos de "marido e mulher" separados, no qual o "marido" estava em uma metade do bolo e a "mulher" na outra.





Para os que também querem fazer a sua interpretação da carta:


"Sophie,

Há algum tempo venho querendo lhe escrever e responder ao seu último email. Ao mesmo tempo, me pareceria melhor conversar com você e dizer o que tenho a dizer de viva voz.
Mas pelo menos será por escrito.
Como você pode ver, não tenho estado bem ultimamente. É como se não me reconhecesse na minha própria existência. Uma espécie de angústia terrível, contra a qual não posso fazer grande coisa, senão seguir adiante para tentar superá-la, como sempre fiz. Quando nos conhecemos, você impôs uma condição: não ser a "quarta". Eu mantive o meu compromisso: há meses deixei de ver as "outras", não achando obviamente um meio de vê-las, sem fazer de você uma delas. Achei que isso bastasse; achei que amar você e o seu amor seriam suficientes para que a angústia que me faz sempre querer buscar outros horizontes e me impede de ser tranquilo e, sem dúvida, de ser simplesmente feliz e "generoso", se aquietasse com o seu contato e na certeza de que o amor que você tem por mim foi o mais benéfico para mim, o mais benéfico que jamais tive, você sabe disso. Achei que a escrita seria um remédio, que me "desassossego" se dissolveria nela para encontrar você. Mas não. Estou pior ainda; não tenho condições sequer de lhe explicar o estado em que me encontro. Então, esta semana, comecei a procurar as "outras". E sei bem o que isso significa para mim e em que tipo de ciclo estou entrando.
Jamais menti para você e não é agora que vou começar.
Houve uma outra regra que você impôs no início de nossa história: no dia em que deixássemos de ser amantes, seria inconcebível para você me ver novamente. Você sabe que essa imposição me parece desastrosa, injusta (já que você ainda vê B.,R.,...)e compreensível (obviamente...); com isso, jamais poderia me tornar ser amigo.
Mas hoje, você pode avaliar a importância da minha decisão, uma vez que estou disposto a me curvar diante de sua vontade, pois deixar de ver você e de falar com você, de apreender o seu olhar sobre as coisas e os seres e a doçura com a qual você me trata são coisas das quais sentirei uma saudade infinita.
Aconteça o que acontecer, saiba que nunca deixarei de amar você da maneira que sempre amei desde que nos conhecemos, e esse amor se estenderá em mim e, tenho certeza, jamais morrerá.
Mas hoje, seria a pior das farsas manter uma situação que você sabe tão bem quanto eu ter se tornado irremediável, mesmo com todo o amor que sentimos um pelo outro. E é justamente esse amor que me obriga a ser honesto com você mais uma vez, como última prova do que houve entre nós e que permanecerá único.
Gostaria que as coisas tivessem tomado um rumo diferente.
Cuide de você.


X"













Toy Art Rhino


Patrícia Milani Lucato

Toy Art Rhino - Mark Ecko

A exposição Toy Art Rhino é formada por 22 toys em forma de rinoceronte, comandada pelo artista Mark Ecko. Os toys, customizados por diversos artistas plásticos, aparecem em várias versões. Feitos em vinyl vermelho, os rhinos sofreram todo o tipo de transformação, ganhando novas cores, detalhes e histórias.

Quando: de terça a domingo das 10:00 às 19:00 hrs
Onde: MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Até quando: 14 de janeiro a 21 de fevereiro
Links relacionados: http://www.mube.art.br/?Expo&area=anteriores&id=45
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/01/mostra-de-toy-art-no-mube/


Imagens da exposição










Toy Art Rhino é uma exposição interessante e bastante diferenciada. Ela é composta por 22 toys com formatos de rinoceronte. Cada toy tem seu determinado tema para que com isso tragam ao público o olhar de seus criadores. Uma das coisas que mais chama a atenção do público é que os toys ficam espalhados por todo o espaço do museu, cada um no seu determinado espaço, com o seu diferencial e com o nome de seus criadores. Quem apresenta a exposição são The Brands Company e a Zupi, pois têm uma parceria com a marca de moda ecko unltd. No final da exposição, cada visitante ganha um folder explicativo contendo informações e imagens sobre a própria exposição.










































































quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Book About Death - Um Livro Sobre a Morte


Mariana Benvenido
A Book About Death - Um Livro Sobre a Morte - Matthew Rose

Sendo exposta pela primeira vez em setembro de 2009, em Nova York A Book About Death chega ao Brasil. Um trabalho de Matthew Rose que reúne obras de mais de 500 artistas. A exposição apresenta um mural feito com diversos cartões postais.Retrantando a visão de cada artista em relação a morte.

Quando? -> 3ª f. a Domingo das 10h00 as 19h00
Onde? -> Museu Brasileiro da Escultura (MUBE)
Até quando? -> 03 de fevereiro até 28 de fevereiro de 2010
Fotos:




Quem se imaginou mandando um cartão postal para a morte? Foi assim que centenas de artistas retrataram um tema tão complexo e delicado como a morte. A exposição que ocorreu nos Estados Unidos em setembro de 2009, chegou ao MUBE recebendo além do trabalho dos artistas norte-americanos, postais de inúmeros artistas brasileiros. Com uma variedade incrível de cartões postais, cada um apresenta uma singularidade. Os sentimentos são expostos nesses pequenos cartões de 10x15cm alguns de um modo agressivo, outros mais melancólicos, alguns chegam até a ter uma certa ironia.
Uma exposição interessante e inovadora. Fugindo do senso comum ela atrai públicos diversos que por meio da arte tentam entender e refletir sobre a morte. E é juntando todos esses cartões extremamente pessoais que é possível formar um livro sobre a morte.
Mariana Benvenido.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

DPM FAAP


Blog da Aula de Estética.
DPM - FAAP
2010

Exposições de Arte